quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Contos Embrulhados em Café, Vol.II

 

Sinopse:

    «É na teia das complexas relações do dia a dia que Sónia Teixeira encontra a inspiração para os seus romances de amor e paixão, revelando uma especial mestria para manter o empolgamento e a curiosidade sobre o final de cada uma das suas histórias.
    Tendo já conquistado o coração de muitos leitores, a autora regressa agora com Contos Embrulhados em Café - Volume II, oferecendo enredos imperdíveis e personagens envolventes, para se emocionar, apaixonar e pedir a continuação.»

Elisa Lopes Antunes - Emporium Editora


Opinião:

    A escrita de Sónia Teixeira voltou a surpreender no volume II de "Contos Embrulhados em Café".
Este livro tem menos contos mas são mais extensos, acabando por compensar. A temática do romantismo continua a ser o principal foco. No entanto, também faz alusão aos sonhos que muitas vezes ficam para trás devido a variadas situações da vida adulta e em como temos de ser persistentes em segui-los para a nossa vida ter sentido e rumo. Confesso que me apaixonei por dois contos:
    - "Mocha", que trata da história de um rapaz de 17 anos chamado Simão e que por se meter constantemente em sarilhos ficou estabelecido fazer trabalho comunitário num lar durante uns meses. Lá estabelecer uma relação com Rosária, uma das enfermeiras de serviço, e por Sr. José, um utente do lar, com quem estabelece uma relação de quase pai-filho e por quem nutre estima.
É incrível ver a evolução desta personagem. Primeiro, surge-nos como um rapaz que quer ser homem, com possibilidades de ter um futuro melhor caso não escolhesse más companhias que o levavam por maus caminhos. Porém, ao longo da narrativa, transforma-se e Simão já não é aquele rapazinho de antes mas sim um homem, com algumas incertezas;
    - "Americano", que foi uma maravilha de ler! Apresenta-nos o casamento fraturado de Isabel, mulher que se contenta com pouco e que por isso espera pouco do marido que já nem se esforça para manter a chama viva, com muita pena dela.
Este era advogado e como tal estava sempre ocupado, ora a viajar ou a estudar para casos, pelo que Isabel e a filha que tinham em comum ficavam sempre para segundo plano.
Até que, através do trabalho de Isabel, surge uma oportunidade de viajar que a iria permitir sair da monotonia que estava a ser a sua vida. Durante a viagem conhece Carla e Vasco com quem estabelece relações, ambas de diferente carácter.
    Gostei imenso deste segundo volume. Confesso que estava com algum receio de me desiludir uma vez que tinha o primeiro livro da família em tão boa consideração. No entanto surpreendi-me, algo que é comum com esta autora, e vi-me a levá-lo para todo o lado (à semelhança do que acontecia com o primeiro). Em geral, recomendaria este livro por se tratar de um leitura simples e fácil de entender, com mensagens bastante interessantes e familiares ao século XXI.
    Contudo, um ponto que poderia melhorar seria a edição de texto. Notei várias vezes que haviam palavras coladas umas às outras o que acabava por se tornar frustrante ao perceber a frequência com que surgiam no decorrer da leitura, acabando até por interromper o bom fluir da mesma.

Avaliação global: ☆☆☆☆
Data de começo: 
20 de fevereiro de 2022
Data de término: 23 de fevereiro de 2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário