sábado, 19 de fevereiro de 2022

Orgulho e Preconceito, Jane Austen

 



Sinopse:

    «"Orgulho e Preconceito" é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen. Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe.
    Esses "orgulho" e "preconceito" que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundadas raízes no coração humano.
Uma obra intemporal.
»


Opinião:

    "Orgulho e Preconceito" foi o primeiro livro de 2022, da saga de Romances Eternos da RBA colecionáveis. Confesso que já tinha ouvido falar bastante dele e após o ter adquirido, percebo o porquê.
    A história passa-se numa cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres e acompanha a história dos Bennet, família composta por Mr. e Mrs. Bennet, e as suas 5 filhas: Jane, Elizabeth (Lizzy), Mary, Catherine (Kitty) e Lydia. É através da segunda filha mais velha, Elizabeth Bennet, que vemos como era representada a sociedade do século XIX e rapidamente enfrentamos problemas relacionados com educação, moral e matrimónio. 
    Jane Austen ilustra o matrimónio da altura com uma leve crítica à sociedade e aos seus costumes ao presentear-nos com 4 casamentos durante a história, todos eles diferentes. Mostra-nos desde cedo que o principal foco das famílias, era casar as filhas e melhorar assim o seu futuro, não só para conforto próprio, mas principalmente para conforto social. Apercebemo-nos de que a mulher é muitas vezes vista como "propriedade" ou "moeda de troca" para se adquirir vantagens e interessantes, mas sempre com o poder de decisão da parte delas.
    À primeira vista o romance pode parecer uma simples e previsível história de amor. Mas por detrás disso, Austen chama à atenção para a condição feminina da época, onde as mulheres eram discriminadas e sofriam injustiças.
    De um modo geral, voltaria a ler o livro e de certo que o recomendaria tanto pela escrita cativante como pelo desenlace delicioso da história.


Avaliação Final: 
Data de começo: 
28 de janeiro de 2022
Data de término: 06 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário