sábado, 19 de fevereiro de 2022

O Monte dos Vendavais, Emily Brontë

Sinopse:

    «"O Monte dos Vendavais" é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afetar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adotado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, "O Monte dos Vendavais" reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.»

Opinião:

    "O Monte dos Vendavais" foi o segundo livro de 2022, da saga de Romances Eternos da RBA colecionáveis. Adquiri-o por curiosidade e pelo o título já ter pairado nos meus ouvidos, no entanto não posso deixar de demonstrar a minha desilusão com esta leitura.
    A história é nos contada por Ellen Dean, a governanta do Monte dos Vendavais, ao seu amo, Sr. Lockwood, quando este adoece e aborrecido mas ao mesmo tempo curioso, deseja saber mais sobre Heathcliff, o seu senhorio. Nesta narrativa, que ocupa a maior parte da história, é visível a atenção ao detalhe na escrita de Brontë, ao ponto de me deixar desconfortável com certas passagens por ser bastante gráfica. Compreendo que o tenho feito para transparecer ao leitor exatamente o que queria. No entanto confesso que tive de passar uma parte onde era descrito um ato horrendo cometido por Heathcliff para com um animal. A partir daí fui mais cautelosa com a minha leitura, com receio de encontrar algo que me arrepende-se de ler. Devo dizer que o comportamento das personagens principais, Catherine (Cathy) Earnshaw e Heathcliff, é repugnante e super egocêntrico. Creio que o objetivo da autora não era torná-los adorados mas sim  diferentes, peculiares e "odiados" pelo leitor, o que a meu ver foi uma tarefa bem sucedida.
    Por se tratar de um romance, a temática amorosa é abordada de uma maneira surpreendente. Foca-se mais no amor masoquista e egocêntrico existindo portanto menção do amor/ódio e em como a paixão pode dominar uma pessoa e levá-la a cometer loucuras.
    De uma forma geral, gostei da escrita detalhada e do desenvolvimento das personagens, mas não seria capaz do recomendar por me ter deixado bastante incomodada ao ler.

Avaliação global: ☆☆
Data de começo: 
07 de fevereiro de 2022
Data de término: 12 de fevereiro de 2022 

2 comentários:

  1. Olá Ranita, um resumo muito bem elaborado.
    Aproveito para te dar os parabéns pelo teu novo espaço "páginas soltas"
    Beijinhos e um forte e terno abraço cheio de amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mãe por seres a minha fã nº 1.
      És sem dúvida a minha luz, o meu anjinho.
      Um grande beijinho da tua filhota.

      Excluir